Transformação Significativa © – O que é?

 

É muito comum ouvirmos as pessoas e organizações falarem em processos de transformação. Todos querem mudar já que a inércia vai contra a natureza humana do progresso constante. O desejo de evolução é universal e dominante, já a ação em sua direção nem sempre é revestida das características necessárias a um efetivo processo de crescimento. Falar e desejar se contrapõem ao domínio da rotina de apatia e postergação – fica tudo para amanhã ou para a próxima 2a feira!!

Quando falo portanto em um processo de Transformação Significativa© eu me refiro a algo que nasce no indivíduo, mas que precisa ser criado a partir do desejo e estruturado de uma forma que permita evolução transformadora na vida desta pessoa. Alguns requisitos são portanto essenciais para que isto aconteça. Vamos falar rapidamente do fatores principais que definem o sucesso desta empreitada:

  1.  Planejamento: um processo de transformação só pode ser alcançado a partir de um detalhado Plano de Ação e este só pode ser desenvolvido a partir de Objetivos e Propósitos bem definidos. O primeiro passo da jornada consiste portanto em uma profunda e honesta reflexão sobre aquilo que de fato desejamos para a nossa vida, em todos os seus aspectos e dimensões da nossa existência (pessoal, profissional, financeira, existencial, saúde, etc). Não me refiro aqui a um exercício superficial que o fará concluir coisas como “quero ter uma estabilidade financeira” ou “quero me realizar profissionalmente”. Isto é bacana mas é muito pouco para servir de base para um planejamento que vai mudar a sua vida. O que é fundamental é despir-se das máscaras e papéis por nós utilizados na vida social e encarar nosso maior amigo – o espelho! É voltar-se para ele e para o amigo travesseiro e ira fundo do nosso ser, identificando aquilo que nos move, que nos realiza e que nos enriquece. Muitas vezes este é um processo que leva tempo e exige um amadurecimento para que as conclusões se sedimentem e cada um deve buscar realizar esta reflexão no seu próprio ritmo. Por outro lado perguntas profundas com respostas complexas tendem a nos levar a situações de bloqueios e impasses eternos e a busca pela resposta perfeita ou ideal simplesmente nos paralisa e trava a evolução. Com a utilização de algumas ferramentas que abordamos no Programa Your+Next+Step este processo de reflexão pode ser conduzido com relativa eficácia e num tempo razoável.
  2. Disciplina: se não é classificada pelos eruditos como uma virtude, o exercício da disciplina em nossas vidas deveria ser galgado a esta posição, e com destaque frente a outras virtudes não menos importantes como a paciência e a temperança (para quem gosta do tema e de uma boa leitura sugiro o livro Pequeno Tratado das Grandes Virtudes de Andre Comte Sponville, filósofo contemporâneo francês que escreve com uma rara sensibilidade poética e a quem admiro bastante). Destaco a disciplina como o elemento mais importante em um processo de transformação. E explico: alterar rotinas, tomar decisões, mudar hábitos não é nada fácil. Temos medo. E o medo paralisa. É nesta hora que precisamos de disciplina para realizar a tarefa que se encontra à nossa frente e que, como parte de um plano maior (ver item 1) precisa ser executada para que a coisa como um todo funciona. O processo de transformação é um “trabalho de formiga” – pequenas alterações feitas a cada dia nos leva a alterações significativas no médio e longo prazos. E é justamente aí que as pessoas geralmente falham. Deixam para amanhã o que era para ter sido feito hoje, como se um dia não fosse alterar o encaminhamento do todo. Mas altera na medida em que o adiamento é uma derrota que o seu subconsciente registra e aceita, enfraquecendo-o e tornando-o mais suscetível a outros adiamentos ou à desistência total. Aqui novamente é importante poder contar com ferramentas e suporte de terceiros para que o controle seja possível e mais eficaz.
  3. Arrojo: uma Transformação Significativa© demanda metas arrojadas, dotadas de elementos de desafio e superação que, em uma primeira análise, podem parecer inalcançáveis. Caso contrário não estamos mudando de patamar e, sim, buscando pequenas melhorias muitas vezes estéticas e pouco agregadoras. Se o propósito é o de transformar nossas vidas e negócios para melhor o mais sensato é buscar elevações de padrão que desloquem o centro de gravidade e sejam, de fato, significativas. Posso te garantir uma coisa: o esforço na direção de objetivos arrojados é, em geral, marginalmente irrelevante quando comparado ao esforço por pequenas melhorias. Com um pouco mais de energia e foco é possível conseguir muito mais!
  4. Foco: não somos dotados de uma capacidade e recursos ilimitados e portanto precisamos eleger com cuidado e inteligência nossos focos de atuação. Muitas vezes o resultado de um Planejamento para a Transformação Significativa© aponta para uma grande quantidade de aspectos que desejamos mudar em nossas vidas e negócios. Se isto acontece temos que dar um passo para trás e priorizar aqueles que ganharão a nossa atenção em um primeiro momento. Buscar diversas alterações significativas em nossas vidas ao mesmo tempo pode drenar nossa energia e levar ao fracasso. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. A Transformação Significativa© é um processo que pode levar mais ou menos tempo, dependendo dos desafios e os recursos à disposição.
  5. Medição e Ajustes: se o Planejamento do seu processo de Transformação Significativa© foi feito de forma adequada você definiu não somente os seus objetivos mas também as tarefas, as metas e os prazos para alcança-los. Uma parte importante da gestão do seu processo será portanto realizar medições frequentes que o permita avaliar a aderência ao seu plano. E efetuar alterações caso os indicadores mostrem que as ações não estão levando aos resultados desejados. Parece óbvio mas muitas vezes só percebemos que ajustes são necessários tarde demais e gastamos tempo, dinheiro e energia desnecessariamente.

Falamos acima das condições necessárias para que um processo de Transformação Significativa© aconteça com sucesso. Mas afinal, o que define este processo. O que quer dizer a palavra “significativa” no contexto da metodologia da Pipa Coaching? Como tudo que envolve a linguagem a interpretação do que é “significativo” irá certamente variar de uma pessoa para outra. Até mesmo porque o que é “significativo” para um, pode ser trivial para outro e vice-versa. Assim não há um padrão específico para se definir o que que dizer “significativo”. Tratam-se de desafios pessoais e que desta forma devem ser abordados. Daí a necessidade e importância da fase de Planejamento mencionada acima.

De qualquer forma a transformação a que nos referimos aqui é algo que tenha, como a própria palavra diz, significado para o indivíduo em questão. E o significado nem sempre será medido em termos do esforço necessário para atingir determinado objetivo, mas eventualmente por aquilo que teremos que abrir mão para chegar lá.

Quer conhecer mais sobre a nossa metodologia? Escreva para anunes@pipacoaching.com.br e me diga quais são as suas dúvidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *